O Waxy Maize Turbo é um suplemento que combina Waxy Maze e Maltodextrina, garantindo assim 35g de carboidratos por porção.
INGREDIENTES:
Amido de milho ceroso e maltodextrina. NÃO CONTÉM LACTOSE. NÃO CONTÉM GLÚTEN.
MODO DE CONSUMO:
Misture 4 colheres de sopa (40g) em 200 a 250ml de água, uma vez ao dia.
WAXY MAIZE
O waxy maize (WM) é proveniente das variedades de milho de baixa osmolaridade, o amido de milho ceroso (Waxy Maize Starch), que cria cadeias ramificadas de amilopectina. Encontra-se na classe dos polissacarídeos, que são polímeros de médio a alto peso molecular que diferem uns dos outros na identidade das unidades de monossacarídeos repetidas, no comprimento das cadeias, nos tipos de ligações e no grau de ramificação.
Souza e Cardoso (2017) relataram que o waxy maize é digerido enzimaticamente in vitro entre 20 a 120 minutos e, com base nesse estudo, concluíram que, em uma refeição contendo waxy maize, as concentrações de glicose e insulina foram mais baixas, quando comparada a uma refeição contendo amido de rápida absorção. Além disso, relataram que a ingestão de 35 g de CHO provenientes do amido de milho ceroso resultou num aumento pequeno e sustentado da glicose no plasma, em comparação com a maltodextrina.
Levando-se em consideração o tempo de liberação de glicose e insulina no organismo decorrente do consumo do WM, ele pode ser uma alternativa muito válida, caso seja do interesse no atleta obter uma liberação mais lenta de carboidrato, para prolongar a liberação de energia pelo organismo. Dessa maneira, o WM seria capaz de evitar a hipoglicemia durante a prática do exercício físico e propiciar maior desempenho ao atleta.
MALTODEXTRINA
A maltodextrina constitui um tipo mais complexo de carboidrato, se comparado com a dextrose, sendo classificada como um oligossacarídeo, ou seja, um polímero de glicose, proveniente da conversão enzimática do amido de milho, formado por monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas. A concentração dos polímeros de glicose encontrados nesse suplemento varia de 5 a 20%.
Em geral, os oligossacarídeos são conhecidos por serem resistentes à ação digestiva em humanos, porém, a maltodextrina é uma exceção, pois é considerado um carboidrato de elevado índice glicêmico capaz de manter os níveis glicêmicos. Além disso, por ser altamente solúvel em água, a maltodextrina é hidrolisada e absorvida com facilidade, possui baixo valor osmótico e sabor neutro.
A maltodextrina é um suplemento interessante a ser utilizado por atletas antes, durante e após o exercício físico, com o intuito de repor as reservas de glicogênio muscular, principalmente em exercícios prolongados, visto que, à medida que intensidade dos exercícios aumenta, a utilização de CHO torna-se cada vez mais importante para suprir a demanda do organismo.