A laranja Moro não é uma laranja comum como as que costumamos encontrar por aí. Cultivada na Itália, especificamente da Região da Sicília, possui alto teor de antocianinas, que conferem à fruta um vermelho marcante e intenso. Diversos estudos científicos já encontraram evidências sobre os efeitos positivos do seu extrato para a saúde, principalmente em relação ao emagrecimento.
De acordo com as classificações de 2023 anunciadas pelo US News & World Report, elaboradas por médicos e nutricionistas americanos de renomadas instituições, como as universidades Stanford e Harvard e da Academia de Nutrição e Dietética, a dieta mediterrânea foi eleita como a melhor dieta para este ano. Dentre os alimentos consumidos, está a laranja Moro, conhecida por sua bela coloração vermelha.
Como mencionado, a ciência já evidenciou os benefícios do extrato de laranja Moro, especialmente para o auxiliar no emagrecimento. Um estudo de revisão publicado em 2021 mencionou que isso ocorre devido aos seus efeitos anti-adipogênicos e antioxidantes que regulam o metabolismo dos ácidos graxos.
O estudo “Fitoterapia usada para emagrecer comercializada em farmácias” destacou que os compostos bioativos do extrato de laranja Moro incluem antocianinas, especialmente cianidina-3-O-β-glicosídes, compostos fenólicos, alcalóides, ácido ascórbico e ácidos hidroxicinâmicos que parecem atuar de forma sinérgica, potencializando o seu efeito quando associados a outros protocolos de emagrecimento.
Um estudo de 3 meses foi realizado para avaliar os efeitos do extrato de laranja Moro (Morosil®) na dose de 400 mg por dia. Após 1 mês, foi observado uma redução no índice de massa corporal (IMC) dos voluntários com sobrepeso. Ainda, os participantes tiveram o peso corporal e a circunferência da cintura e do quadril reduzidos.
Outro estudo, esse com duração de 21 dias, mostrou que o extrato de laranja Moro aumentou as concentrações de antioxidantes no plasma dos participantes. Além disso, foi evidenciado que, em mulheres e homens saudáveis, o consumo de suco de laranja Moro por 2 semanas exerceu efeitos favoráveis sobre a função do endotélio